Acervo Barilove

Brinquedos Guaporé

FUNDAÇÃO - 1952

DE UMA PEQUENA FÁBRICA DE MÓVEIS ATÉ UMA DAS MAIS ICÔNICAS FÁBRICANTES DE BRINQUEDOS QUE BRILHOU ENTRE OS ANOS 60 E 70.

Logo Oficial Acervo Barilove

O nome Guaporé, de origem indígena – Guarany, significa, segundo o naturalista alemão Von Martius (1794-1868), “cachoeira do campo, rio campestre”. Como em muitos casos da geonímia, o nome Guaporé designou inicialmente o rio, passando em seguida a se referir à região, escolhido pelos primeiros moradores, os índios do Grupo “GÊ”, pela nação Ibia ou Kaingang.


Também, foi o nome escolhido Pelo Governo Federal para nomear o Território Federal do Guaporé (13/09/1943), atual Rondônia (1956), com terras desmembradas do Mato Grosso, e do Amazonas, contando, com 04 municípios: Porto Velho (capital), Lábrea, Guajará-Mirim e Santo Antônio.


Entre nós, é o nome de uma das fábricas brasileiras, de Joguinhos de Tabuleiro mais emblemáticas de todos os tempos.


A Pequena Brinquedos Guaporé, foi fundada em 2 de junho de 1952, na Rua Almeida Torres, nº 209 – Armazém 3, Bairro da Aclimação, por Luiz Tarricone, Arrigo Violente Patrasso e Oswaldo Baffa, em sessão oficial da JUCESP de 10/6/1952. Suas origens remotas, se encontram num fundo de comércio do imigrante Italiano, Senhor Nicola Tarricone, que se estabeleceu com um comércio de móveis em 1931 na Rua Thiers, nº 53, região do Pari.


Em 1946 o fundo de comércio dá origem a uma fábrica de móveis, composta por senhor Nicola e os Filhos Luiz e André, estabelecida na Rua Conselheiro Ramalho, nº 67, Bairro da Bela Vista, até que em 1952, com a entrada dos novos sócios se transforma na lendária Brinquedos Guaporé com fábrica estabelecida na Rua Almeida Torres, nº 209, no Bairro da Aclimação.


Conforme podemos constatar, na década de 1950, a Brinquedos Guaporé, absorve todas as marcas dos jogos de Tabuleiro da antiga Brinquedos KIEHL, e com o passar dos tempos, foram sendo apresentados em caixas com outras artes ao mercado.


A GUAPORÉ fez muito sucesso nos anos 60 e 70, vindo praticamente a se extinguir nos anos 80, com o surgimento dos jogos eletrônicos.


Embora também tenha lançado muitos jogos de entretenimento, seus jogos de maior sucesso se mantiveram na mesma linha educacional da antiga Kiehl, com foco em iniciação de conhecimentos de física, Química e conhecimentos gerais.

REFERÊNCIAS ANTIGAS

Brinquedos Guaporé_2
Brinquedos Guaporé_4
Brinquedos Guaporé_1
Brinquedos Guaporé_5
Brinquedos Guaporé_3

FONTES BIBLIOGRÁFICAS

– Junta comercial do Estado de São Paulo – JUCESP
– 
Arquivos da Fundação Biblioteca Nacional – Rio de Janeiro
 

Menino Reinaldo & Caio Barison – Maio de 2024

Carrinho de compras